Uma das maiores preocupações de um gestor de frotas o desperdício de combustível. Muitas vezes o consumo é alto e o gestor e o motorista não conseguem identificar a causa do problema. 

Entender quais são os momentos em que o desperdício acontece é muito importante para que a empresa consiga fazer um melhor controle e garantir economia para o negócio. O artigo de hoje vai te ajudar a identificar as causas de desperdício de combustível na sua frota. Confira abaixo!

1. Má condução gera desperdício de combustível

Já falamos aqui no blog que grande parte do desperdício de combustível de uma empresa é causado pela má condução do motorista. A principal delas é a aceleração e frenagem exagerada. O motorista deve evitar trafegar em velocidade alta e, principalmente, acima da média permitida. 

No painel do veículo há um conta-giros que vai ajudar o condutor a acompanhar o consumo de combustível. A faixa verde representa o momento em que o consumo é menor, e o ideal é manter as rotações do motor dentro dessa faixa pelo maior tempo possível. Quando a indicação começa a passar para a faixa vermelha, quer dizer que o veículo está perdendo economia.

Além disso, para trocar de marcha, o motorista deve elevar a rotação do motor para que, quando a marcha for engatada, a indicação permaneça na faixa verde, garantindo assim um consumo menor de combustível. 

Quanto às frenagens, é importante que o motorista evite fazê-las de forma brusca e repentina, otimizando a aceleração e as retomadas de velocidade. Essa atitude vai garantir um menor desperdício de combustível. 

Má condução gera desperdício de combustível

2. Ponto morto gera desperdício de combustível

Utilizar o ponto morto em descidas é uma das práticas mais comuns e equivocadas dos motoristas. Muitos condutores acreditam que por não estarem utilizando uma marcha, o veículo está consumindo menos combustível. Além de perigoso e contra lei, esse hábito gasta mais diesel do que o comum.

Quando estamos em uma descida com o câmbio em ponto morto, o sistema entende que o veículo está em marcha lenta e, por isso, precisa de mais combustível para rodar. Portanto, nada de enganar a si mesmo achando que esta ação vai evitar o desperdício de combustível.

3. Evite a sobrecarga

Esse é um ponto que afeta não só o consumo de combustível, mas também as leis de trânsito, a segurança do condutor e a manutenção do veículo. 

Para conseguir trafegar com peso superior, o motor precisará empenhar mais força. Dessa forma, o consumo de combustível será consideravelmente maior. Então, você até pode economizar por levar mais em uma só viagem, mas a conta é outra pois além de aumentar o desperdício de combustível, terá também que arcar com maiores gastos em manutenção, pois o sobrepeso reduz o tempo de vida da suspensão e ds pneus, exigindo uma troca antecipada, além de diminuir a vida útil das transmissões e dos freios, aumentando a troca de peças e ampliando o tempo necessário para frenagem.

Sobrecarga gera desperdício de combustível

4. Manutenção evita desperdício de combustível

Pequenos problemas e avarias em peças podem causar grandes despesas para a empresa de frotas. Uma folga no terminal de direção, por exemplo, pode acelerar o desgaste dos pneus e provocar uma resistência maior do caminhão durante a condução. A consequência disso é um consumo maior do combustível. 

O ideal é manter a periodicidade e revisar os componentes e peças de tempos em tempos, mas a qualquer sinal suspeito em seu veículo contate a equipe de manutenção de sua confiança. 

No final, você vai ver que o custo de manter o caminhão com a manutenção em dia será menor do que atender emergências. 

5. Gestão de Combustível Manual

Esse é um ponto que não está diretamente relacionado com o tipo de direção ou manutenção feita, mas sim com o controle do combustível utilizado. 

Muitas empresas de frota utilizam um sistema de gestão por meio de planilhas que, além de não oferecer todas as informações necessárias para uma gestão completa, não é automatizada. O ideal é que a empresa conte com uma ferramenta automatizada que apresente em dados reais quanto a empresa está economizando e quanto está gastando com combustível.

A CTA Plus desenvolveu uma ferramenta simples que ajuda o gestor a definir suas metas de média de consumo, de acordo com as características de sua frota. Com essas informações, o gerenciador gera um relatório que compara as metas com as médias que a frota está trabalhando. No final, a empresa tem um levantamento de quanto economizou com os veículos que estão superando as metas e quanto perdeu com os veículos que ficaram abaixo da meta. 

Evite o desperdício de combustível da sua frota! Comece a fazer uma gestão detalhada e efetiva do consumo de combustível de todos os seus veículos. 

Continue acompanhando os artigos do Blog da CTA Plus e confira outras dicas e orientações que vão te ajudar com a gestão de frotas da sua empresa.