A manutenção preventiva nada mais é do que o controle e o monitoramento dos veículos da frota. Esse monitoramento é feito para que futuros problemas, falhas e desgastes sejam identificados ou corrigidos antecipadamente.

Ao realiza-la periodicamente, a empresa consegue manter os carros de sua frota com as características técnicas e mecânicas mais próximas da sua origem, ou seja, como quando saíram da fábrica. 

Para garantir que a manutenção preventiva seja feita dentro do tempo necessário, a empresa precisa contar com um planejamento e monitoramento mensal dos automóveis. As variáveis primordiais são: saber com precisão o tempo de uso dos veículos e a quilometragem rodada por eles.

Se esses processos forem feitos com o suporte de um software adequado e por uma equipe qualificada, é possível identificar os problemas precocemente e se preparar para os imprevistos e interrupções necessárias, resultando em um controle maior de cada veículo individualmente. 

No artigo de hoje, mostraremos porque a manutenção preventiva é tão importante e porque fará a sua empresa economizar. Confira!

Reduzindo os custos da frota com a manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo identificar e corrigir possíveis falhas nos veículos da frota. Esse método está baseado Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF), um planejamento que visa antecipar o surgimento de problemas e falhas, através do controle da quilometragem rodada e do tempo de uso dos veículos.

Quando sabemos o quanto cada veículo tem rodado, fica fácil identificar problemas previamente, permitindo que sua frota esteja sempre operando com a potência máxima. A empresa ganha em economia e eficiência, pois é possível programar os reparos, ajustes e trocas de peças pelos quais os veículos precisarão passar, além de diminuir as surpresas e os sustos de ter de lidar com um carro que precisará ficar parado por períodos indeterminados. 

Com isso, a manutenção preventiva se mostra como um método que proporciona diversas vantagens para a empresa. Veja abaixo quais são os benefícios para a sua frota. 

Identifique futuros problemas antecipadamente

A manutenção preventiva identifica e acusa problemas que você viria a ter com a sua frota. Dessa forma, você poderá corrigir o problema antes de acontecer, evitando que seu veículo quebre ou que o problema se torne ainda maior e aumente as despesas da sua empresa.

Um bom exemplo é o desgaste de peças. Algumas peças podem ser reparadas quando não estão totalmente gastas, evitando assim também o desgaste de outras peças interdependentes para o funcionamento do veículo. Sem a manutenção preventiva, o problema só é identificado quando as peças estão totalmente acabadas e o veículo não opera mais corretamente, exigindo a troca da peça, o que resultaria em uma despesa maior do que um reparo periódico e controlado.

Economize no combustível

Ao realizar a manutenção preventiva você deve ficar atento a problemas que impactam diretamente no consumo de combustível de sua frota. Trafegar com os pneus desalinhados e sem balanceamento causa um aumento significativo no consumo de combustível. Outras peças como o filtro de ar e a vela de ignição também influenciam negativamente no consumo de combustível.  

Vida longa para a sua frota

Os veículos de uma frota que não passam por manutenções preventivas e periódicas tem uma vida útil menor, pois sofrem com desgaste maior de suas peças e as correções de problemas são sempre feitas no limite do tempo.

Isso sem falar nas chances de acidentes e falhas mecânicas que podem aumentar consideravelmente. Dessa forma, um veículo que duraria 10 ou 20 anos, terá o seu tempo de operação diminuído a quase a sua metade.

Diminua os custos com peças 

Sempre que puderem passar por reparos prévios, as trocas de peças podem ser minimizadas pois serão feitas com um planejamento que permite que a empresa antecipe os problemas. Assim, o gestor evita surpresas desagradáveis, sem que seus veículos precisem ser guinchados e suas cargas realocadas, reduzindo custos e multas para a empresa.

Como vocês puderam ver, a manutenção preventiva é importante para a economia da empresa pois poderá ter uma redução de custos de até 17%, otimiza e auxilia o trabalho do gestor de frotas além de ser fundamental para a segurança dos motoristas e terceiros.

A melhor forma de receber todos os dados, de forma precisa e atingir melhores resultados é através de um software de gestão de frotas. Com ele você saberá quanto cada veículo está rodando e, com isso, quando precisará de manutenção preventiva. Você terá um relatório completo do tempo de uso e da quilometragem rodada por seus veículos, permitindo que você programe adequadamente quais passarão pela manutenção, quando e como serão substituídos. Além disso, com o software ficará mais fácil e automatizado identificar se está havendo ou não economia na sua gestão.

 

Gostou das dicas? Então conheça o software CTA Plus e veja outras formas de gerar economia na gestão da sua frota!