Já demos 6 dicas indispensáveis para economizar combustível na frota(http://blog.ctaplus.com.br/6-dicas-indispensaveis-para-economizar-combustivel-na-frota/), mas considerando que combustível está entre os cinco maiores gastos de uma transportadora, por que não buscar por MAIS 6 modos de economizar? Antes de qualquer coisa, abasteça corretamente sua frota e aplique a gestão automatizada, essas atitudes já configuram uma acréscimo de qualidade e inteligência para qualquer transportadora.

1  – Abastecimento correto

Você já conhece as diferenças entre os óleos diesel S-10 e S-500 (http://blog.ctaplus.com.br/diesel-s-10-e-s-500-em-quais-veiculos-utilizar-e-riscos-do-abastecimento-incorreto/), e a importância do uso correto desses combustíves? Além de estar atento ao tipo de combustível ideal para seu veículo, mantenha seus motores sempre bem regulados, dentro dos limites e especificações determinados pelo fabricante. O uso correto aumenta a vida útil do motor e economiza combustível.

2 – Tempo de vida útil do diesel

Em caso de estoque de diesel, utilize-o no máximo em um período de quatro meses. O combustível, se parado por muito tempo, perde propriedades químicas e pode prejudicar o sistema de alimentação do veículo.

3 – Pneus bem calibrados

Não é novidade que estar com os pneus do caminhão (ou outro veículo) corretamente calibrados economiza até 10% de diesel. Mas também há outras vantagens, como menor aquecimento e risco de deformações nas rodas.

4 – Limpeza do tanque no caso do uso de outro tipo de combustível

No caso da necessidade de um veículo movido pelo óleo diesel S-10 utilizar o S-500 por uma situação de emergência, efetue a limpeza do tanque e reabasteça o veículo corretamente o quanto antes. Resíduos de outros combustíveis podem aumentar o consumo e prejudicam o motor.

5 – Tanque cheio, menos água

Durante a noite, mantenha os tanques dos veículos lotados até o bocal, para evitar a concentração de água por condensação noturna.

6 – Relatórios de média de consumo

Detecte possíveis problemas mecânicos em seu(s) veículo(s) através de um software de gestão de combustíveis (http://ctaplus.com.br/software.php). Com os relatórios de média de consumo do veículo (e de outros de mesmo modelo presentes na frota), o gestor pode analisar se houve um acréscimo ou decréscimo de consumo, periodicamente. No caso do aumento da média de consumo por quilômetro, podem-se ser resolvidos possíveis problemas mecânicos, ou até corrigir-se rotas e modelo de direção.

7 – Limpeza anual dos tanques

Limpe anualmente os tanques do veículos, lavando-os com óleo diesel ou com querosene. Após esse processo, deixe os tanques escorrerem, antes de serem realocados nos veículos.

Te ajudamos ou precisa de mais informações? Opine, comente, ou entre em contato com a gente: www.ctaplus.com.br