Com o preço do combustível subindo a todo momento e sem aviso prévio, tem ficado cada vez mais difícil para o administrador conseguir fazer o controle de abastecimento da forma mais adequada. Os veículos de uma frota são abastecidos muitas vezes e surpresas podem gerar um custo altíssimo que a empresa não está preparada para enfrentar.

Por isso, a gestão de frota se faz cada vez mais importante. Com ela, o gestor pode ter controle de quanto cada veículo está consumindo, além de outros benefícios. No post de hoje, vamos mostrar como a gestão de frota faz a sua empresa economizar!

Entenda o que é gestão de frota automatizada

A gestão de frota consiste em fazer a administração e controle dos materiais, bens e custos de uma frota, com objetivo de minimizar as despesas com combustível, manutenção e tempo para a empresa. Com uma gestão adequada e bem estruturada, é possível melhorar a qualidade do serviço, aumentar a produtividade e ter o principal benefício: diminuir o investimento em combustível.

Hoje em dia ainda é muito comum encontrarmos empresas que fazem a gestão de forma manual, por meio de planilhas ou livros de registro. Nesses casos, o motorista do caminhão ou o coordenador de uma frota faz o lançamento manual de todos os dados dos abastecimentos, e quantos quilômetros foram rodados com aquela quantidade de combustível, porém as chances de erro e de falha são muito maiores, pois a falta de qualquer dado pode impactar diretamente no resultado final. O grande exemplo disso são os arredondamentos, comuns em anotações manuais, mas que ao longo prazo, geram grande diferença tanto no valor efetivo quanto na perda de informações precisas para controle de gastos.

O ideal é que o trabalho de gestão de frota seja feito por um software especializado. O software vai simplificar e automatizar o trabalho de quem fica responsável pelo controle, diminuindo substancialmente a necessidade de lançamentos manuais, gerando relatórios de dados com precisão.

O sistema de gestão de frotas ajuda na economia

O sistema de gestão de frotas ajuda na economia

O preço do combustível em postos de abastecimento pode variar muito dependendo de onde ele está localizado e da marca que representa. Para minimizar esse problema, indicamos dois caminhos:

  1. Compre o combustível direto de distribuidoras. Isso pode fazer com que você economize até 10% do valor que pagaria em um posto de revenda. Além disso, as distribuidoras podem fornecer os tanques de armazenamento e bombas em comodato. 
  2. Negociar com alguns postos e firmar parcerias, tornando-se cliente fiel. Dessa forma, os dois ganham, o posto que terá um cliente contínuo e garantido e você que terá garantia de bom preço e de qualidade de combustível. Mas use esta técnica somente em últimos casos, pois paga-se o valor do serviço no posto, que é muito mais caro do que comprar o combustível direto do fornecedor.

Esse primeiro caminho vai te auxiliar a gerenciar as despesas com a sua frota, já que o sistema de gestão de frota fará o controle direto das bombas instaladas no pátio da empresa vai registrar a média do consumo dos veículos e emitir um relatório de todos os abastecimentos da empresa, de forma automática.

Como escolher o melhor sistema de gestão de frota

Como escolher o melhor sistema de gestão de frota

Não há regra nem receita para definir qual é o melhor sistema de frotas: você deve estar atento para as necessidades da empresa, comparar entre as opções disponíveis e ver qual o modelo que atende melhor e de forma mais completa. 

O CTA Plus é um modelo inovador e completo para atender as necessidades de qualquer frota, independentemente do seu tamanho. Um exemplo disso é que mesmo que sua frota seja muito grande, o software é implementado no mesmo dia da instalação. Assim você não perde tempo! O sistema oferece a possibilidade de integração com qualquer ERP, garantindo a segurança do registro de dados por meio de backup em Cloud Computing e facilitando o acesso em qualquer momento ou de qualquer computador, smartphone ou tablet.

O software também faz o registro online da data, hora, volume de combustível abastecido, de qual bomba, qual veículo e qual frentista fez o abastecimento, além do quilômetro e horímetro. Com isso, o CTA Plus é capaz de eliminar os erros de anotações e mostrar as médias de abastecimentos por período e veículo, diminuindo assim o risco de ações trabalhistas movidas por ex-funcionários. 

O CTA Plus faz o controle por veículo, motorista, centro de custo, controle de estoque do tanque, previsão de próximos carregamentos e emite relatórios que podem ser exportados para Excel, arquivo txt ou visualizados no próprio webservice, caindo automaticamente no seu ERP. Se você busca um sistema completo, disponível a todo momento e que vai automatizar a sua gestão, é do CTA Plus que você precisa.

Gostou da nossa dica? Então solicite um orçamento e revolucione a gestão de frota da sua empresa com nosso software de controle de abastecimento!