Para os gestores ou donos de frotas, um aspecto que traz muito preocupação é o gasto com combustível. Essa não é uma inquietação injustificável, já que esse fator demanda muitos custos, influenciando diretamente no faturamento final da empresa. Considerando todo esse cenário, levantamos algumas dicas para você usar que podem te ajudar a economizar combustível. Continue conosco se você quer saber como!

Treine seus colaboradores

Você já parou para pensar que grande parte do “desperdício” de combustível da sua empresa acontece por uma má condução? Essa é uma realidade triste, não é? Portanto, invista em capacitação, treinamentos e orientações específicas para seus motoristas, para que eles evitem essas atitudes, como freadas bruscas desnecessárias e rodar com o carro desalinhado, por exemplo.

Monitore o peso transportado

É muito comum encontrar veículos que estão operando constantemente com peso superior ao recomendado. Nesse caso, as pessoas tentam preencher todo o espaço vago e ainda acham que estão economizando. Ledo engano! O excesso de peso do seu veículo pode aumentar muito os seus gastos. Agora você já sabe: não exceda a carga do veículo!

Essa medida é ilegal, perigosa e ainda sobrecarrega o seu motor. E essa combinação faz tudo que você não quer: desgasta o seu veículo e ainda aumenta o gasto com combustível.

Pesquise os melhores preços do mercado

Como você provavelmente já observou, o preço do combustível varia muito de um posto para outro. E, como você quer economizar, é importante procurar onde os melhores preços estão sendo comercializados — desde que o posto seja confiável também!

Você pode tentar negociar com alguns fornecedores e se fidelizar, estabelecendo parcerias que vão baratear o processo. Assim, você fecha um preço especial e ainda tem a segurança de um bom combustível.

Opte por abastecimento interno

Comprar o diesel direto de distribuidoras ou TRRs pode significar uma economia de até 10% do valor pago em postos revendedores. Dependendo da negociação, até mais! E melhor, as distribuidoras ainda podem fornecer o tanque de armazenamento e bomba em regime de comodato. Esta é uma opção usada em quase metade das empresas no Brasil. Nos EUA, chega a 70%. 

Dê atenção às manutenções

As manutenções ou revisões periódicas podem parecer um gasto dispensável, mas é bom dar mais atenção a ela. Afinal de contas, ela ajuda a encontrar determinados problemas e a consertar cada um deles, antes que se tornem ainda maiores. E ninguém quer a dor de cabeça de ficar com o veículo muitos dias parado no conserto, concorda? Então, não se esqueça: faça as revisões periodicamente!

Não se esqueça da calibragem

Oriente a sua equipe e se esforce para que os pneus sejam constantemente calibrados, pelo menos uma vez por semana. Um pneu com pressão baixa pode gastar até 4% a mais de combustível que um com a calibragem correta. Calibrar é uma maneira de preservar o seu pneu e economizar combustível, ou seja, economia dobrada!

Tenha o controle do processo

Como dono e gestor do negócio, você pode automatizar os abastecimentos e gerenciar seus veículos mais de perto — essas são maneiras de analisar com mais precisão de como tem sido o desempenho de sua frota . Já existem diversas opções de sistemas para o gerenciamento de frotas, um bom exemplo é o CTA Plus — uma solução simples e com sistema online.

Através desta automação você pode fazer a gestão de todos abastecimentos online, de onde estiver e quando quiser. Você acompanha em tempo real as médias de consumo, abastecedor, horímetro assim como o volume de diesel, os condutores, a média de consumo, estoque virtual do tanque e outras informações.

Agora você já está pronto para fazer com que sua frota adote critérios para te ajudar a economizar combustível. Como você pôde ver, através de medidas simples e inteligentes é possível ter ótimos resultados. E você, qual deles você vai adotar ou já adotou? Compartilhe sua opinião agora mesmo nos comentários!