Desenvolvemos uma ferramenta que mostra quanto a empresa está economizando e quanto está deixando de economizar em combustível!

 

            O princípio é muito simples; o gestor da frota define metas de médias de consumo, levando em consideração as características da frota. A partir desta informação, o CTA Plus gera um relatório comparando as metas com as médias que os veículos estão efetivamente fazendo. O resultado é um levantamento de quanto a empresa economizou com os veículos que estão superando estas metas, e quanto perdeu com os veículos que ficaram abaixo da meta.

 

            A imagem abaixo mostra um exemplo de resumo do relatório de economia. Dos veículos da empresa, foram atribuídas metas para 24, pouco mais de 50% da frota. Destes 24 veículos, 9 superaram a meta, gerando uma economia de 859,01 litros de diesel, ou R$ 2.526,65. Por outro lado, 15 veículos não atingiram a meta, causando um prejuízo de 3.633,15 litros, ou R$ 9.963,37.

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            Além deste resumo, o sistema avalia individualmente cada veículo, e cada viagem do veículo, como no exemplo abaixo:

            Na imagem, pode-se ver que este veículo tinha uma meta de 1,70 km/l, mas ficou abaixo, fazendo apenas 1,64 km/l. Gerou assim um prejuízo de R$ 1.211,52. Em seguida o relatório apresenta informação sobre cada abastecimento, indicando de quanto foi a economia ou perda, abastecedor, motorista, distância, custo estimado e custo real da viagem.

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Passos para gerar o relatório:

 

  1. Estipular metas

            O primeiro passo para atingir um objetivo é estipular metas. Para reduzir o consumo de diesel, a meta é bem direta: aumentar a média de quilômetros rodados por litro de diesel.

            Para fazer este acompanhamento, precisamos portanto definir a média desejada (meta) para cada veículo, ou grupo de veículos.

            A meta pode ser definida para cada categoria, modelo e individualmente para cada veículo:

 

Categoria: é o agrupamento de veículos mais genérico dentro do sistema CTA Plus. Pode ser usado para dividir os veículos em grandes grupos. Por exemplo, uma empresa de transporte urbano pode dividir em ônibus articulados, não articulados e micro-ônibus. Uma transportadora, em VUC, semi-pesado, pesado, etc.

            Para setar uma meta de consumo para uma categoria, é só entrar em Veículos/Categorias e editar ou cadastrar uma nova categoria. No exemplo, a meta são 3,00 km/l.

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Modelo: mais específico do que a categoria, diferencia veículos por fabricante, modelo, ano, etc. Dentro do sistema CTA Plus, o cadastro do modelo é feito pelo próprio gestor da frota, que pode definir de acordo com as suas necessidades.

            Assim como a categoria, para definir uma meta basta entrar em Veículos/Modelos e editar ou cadastrar um novo modelo. No exemplo é criado um modelo de ônibus com meta acima do geral da categoria (3,30 km/l):

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Veículo: também é possível definir a meta de média de consumo individualmente para cada veículo. Dependendo da operação da empresa, veículos de mesma categoria e modelo podem ter médias diferentes, devido a condições como trajeto, carga, condições de trânsito, etc. No cadastro do veículo, a meta de consumo fica entre as opções avançadas.

 

NOTA:

            Quando definimos uma meta para uma categoria, a meta vale para todos os veículos desta categoria, exceto os veículos que tem uma meta definida no veículo ou modelo.

            Quando definimos uma meta para um modelo, a meta vale para todos os veículos deste modelo, exceto os veículos que tem uma meta definida no veículo. A meta da categoria é ignorada.

            Quando definimos uma meta para um veículo, esta será a meta usada para o veículo, independente das metas da categoria ou modelo.

 

  1. Definir custo do combustível

            O relatório calcula a economia ou perda em litros de combustível e também em Reais. Para que o sistema possa calcular o valor financeiro, é necessário informar o custo do combustível. Isso pode ser feito de duas formas:

 

2.1 Lançar o custo no momento da entrada do combustível (carregamento)

            Entrar na aba Carregamento e editar os carregamentos já existentes ou lançar novos carregamentos, indicando o valor total pago pelo diesel.

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2.2 Estipular o preço do diesel

            Uma alternativa é usar uma função nova do sistema, a definição do preço. Com esta função, é possível definir o preço do diesel, e especificar para qual empresa, posto e tanque este preço vale. Também define-se a partir de quando este preço está em operação.

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            O preço definido terá validade até que seja estipulado um novo preço. No seguinte exemplo, foi definido o preço de R$ 2,75 a partir de 01 de Setembro, e R$ 2,85 a partir de 15 de Setembro. Assim, todos abastecimentos entre 01 de Setembro 12:00 e 15 de Setembro 12:00 terão o preço de R$ 2,75 por litro, e os abastecimentos a partir de 15 de Setembro 12:00 de R$ 2,85 por litro.

 

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            Quando se habilita o controle por preço, o custo do diesel lançado nos carregamentos passa a ser ignorado pelo sistema.  Por isso, esta funcionalidade fica desativada por padrão.

Para ativar, entre em contato com nosso suporte:

            Fone: (+55 51) 3328-6630 / (+55 51) 3084-0095

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