Com a inadimplência em alta e o aumento do endividamento das famílias e das empresas, manter em ordem os prazos de pagamento de fornecedores, e os recebimentos de clientes, é um verdadeiro desafio. Pensando nisso, preparamos 5 dicas que vão ajudar você a superar esses problemas!

Não confie na memória

Um erro comum de muitas pessoas é confiar na memória para a gestão de um negócio. O maior problema dessa prática é que quando a memória falha, a empresa acaba sendo obrigada a pagar multas e juros de contas vencidas, gerando um desembolso financeiro que poderia ser investido para tornar sua empresa mais competitiva, ou até mesmo poupado. A melhor maneira de evitar esse gasto é manter registros atualizados das compras e vendas, preferencialmente em planilhas eletrônicas ou em softwares que forneçam relatórios diários das operações de compra e venda.

Mantenha a organização

Manter os documentos da empresa organizados é essencial para elaboração de um controle eficiente de pagamentos e recebimentos. Mantenha sempre os boletos a serem pagos em pastas, por ordem cronológica de vencimento, de forma que os documentos que deverão ser pagos no dia fiquem em evidência. Mantendo essa organização, a empresa evita de ter que entrar em contato com os fornecedores para emissão de 2ª via de boletos e também não corre o risco de deixar contas sem pagamentos.

Compre e venda com os prazos corretos
Outro fator muito importante para o sucesso da organização dos prazos é ter certeza de que quando suas contas vencerem, você já terá recebido de seus clientes. Muitas empresas sofrem dificuldades financeiras por conceder prazos exagerados para seus clientes e não ter capital de giro para pagar os fornecedores. Sempre que possível, conceda prazos para seus clientes menores que os prazos que seus fornecedores lhe oferecem. Manter esse controle vai evitar que sua empresa recorra aos serviços de créditos para saldar as dívidas de curto prazo.

Não deixe os pagamentos para a última hora

Sempre que possível, pague os fornecedores com pelo menos um dia de antecedência. Essa prática, além de diminuir os riscos de o pagamento não ser realizado devido a um imprevisto no dia do vencimento da conta, faz com que sua empresa seja bem vista pelos fornecedores, que, no médio prazo, podem lhe conceder um prazo maior para pagamentos, que vai fortalecer seu fluxo de caixa.

 

Valorize os bons clientes

Toda empresa está sujeita a ter clientes muito bons e outros nem tanto. Com os relatórios de recebimentos você vai poder perceber quem são seus clientes que sempre pagam em dia e os clientes que frequentemente atrasam os pagamentos. Para esses clientes que nem sempre pagam no prazo, considere diminuir os prazos concedidos a eles paulatinamente e aumentar o prazo dos clientes que sempre lhe pagam em dia. Fazendo isso, você estará melhorando seu fluxo de caixa, pois poderá ter mais segurança no recebimento e beneficiar seus melhores clientes.

Essas foram as dicas que preparamos para você! Comente abaixo sobre o que achou dessas dicas e também nos conte a forma que você organiza seus recebimentos e pagamentos!